Por que você deve conhecer Alto Caparaó?

Com suas belas montanhas cercando a cidade e uma paisagem exuberante, Alto Caparaó convida você a sentir o ar puro, beber das águas cristalinas e se apaixonar pelo povo hospitaleiro do interior de Minas Gerais.

Aqui as quatro estações do ano proporcionam momentos únicos, cada uma com sua beleza diferente.

As cachoeiras e piscinas naturais são uma excelente ideia para o verão. Com uma altitude entre 1.000 a 1.970 metros, em meio as árvores, não tem como negar um mergulho nestas águas geladas e deliciosas ao mesmo tempo.

Além disso a cidade conta com uma infraestrutura de hotéis e pousadas para atender aos turistas que querem aproveitar das maravilhas do Parque Nacional do Caparaó, o qual tem como atrativo principal o Pico da Bandeira, o terceiro maior pico do país. Com seus 2.892 metros de altitude, o Pico da Bandeira pode ser uma de suas inesquecíveis lembranças.

A Cidade de Alto Caparaó é pequena, com 5.257 habitantes (segundo o IBGE), no entanto se desenvolve rapidamente.

Com um grande potencial turístico, Alto Caparaó é conhecido em todo território nacional por suas belezas naturais, através das reportagens feitas pelo fantástico, terra de minas, mais os documentários da globonews e tv senado.

Venha conhecer nossa cidade, você será muito bem vindo.

História do município

Significado do Nome

Seu nome tem origem indígena e significa Águas que Rolam das Pedras, porém, existe uma lenda que diz que Ó era nome de um boi muito bravo que vivia dentro da área do Parque e, um dia, 3 boiadeiros subiram a serra e conseguiram laçar o Ó . Para comprovar o ato de bravura caparam o Ó , ficando a região conhecida como Caparaó.

Situação geográfica – localizada na Zona da Mata Minas Gerais na divisa com o Estado do Espírito Santo – Leste do Estado de Minas Gerais faz divisa com os municípios de Caparaó, Alto Jequitibá, Manhumirim e com o Estado do Espírito Santo Iúna.

Área 104,5km² fica a 20° latitude 41° longitude. A cidade está aproximadamente a 997 metros de altitude, clima frio devido à topografia muito acidentada da Região.

Em 1928 veio adquirir terras na região o senhor Francisco Valério pai de Joaquim Valério da Silva, considerada tradicional. Os primeiros a chegarem foram: os Alemães, os Suíços, Portugueses e Italianos que vieram de Nova Friburgo, Estado Rio de Janeiro. Fugindo de suas terras de origem, ou como imigrantes, depois vieram para Caparaó atraídos pelo clima frio semelhante ao de suas Pátrias.

As primeiras religiões a surgirem foram; a Igreja Católica, Presbiteriana, Adventista e Batista, o que hoje a torna e da á uma característica própria, devido ás muitas religiões existentes.

Alto Caparaó tem a sua origem por volta dos anos de 1900. Em 1948 uma população de 600 moradores ocupando 80 casas já estavam registradas nesse povoado.

Havia poucos costumes sociais. Era alguns bailes que se dançava o samba ou a valsa de três.

Também em 1948, chegou para esse Município o senhor Inimá Novaes de Campo, que juntamente com o povo fizeram mutirões, traçou ruas, pontes, praças e estradas, inclusive a que leva ao Pico da Bandeira, solicitando mais tarde um pedido ao Presidente da República para a criação de um Parque Nacional em Caparaó. Em 1961 foi Criado o Parque Nacional do Caparaó.

O Distrito de Alto Caparaó foi criado em 30 de dezembro de 1962. Em 1967 inspirado pelo sucesso de Fidel Castro em SierraMaestra em Cuba, alguns revolucionários Brasileiros fizeram um acampamento de treinamento de guerrilha no alto da serra do Caparaó. A descoberta do movimento da guerrilha levou a localidade cerca de 10 mil soldados e a Força Área Brasileira para efetuar a prisão dos guerrilheiros. A presença de tanques de guerra e aviões de combate foi um fato que para sempre marcou a vida das pessoas que viviam em Alto Caparaó.

Pela Lei n° 8.285 de outubro de 1982 o Distrito de Caparaó velho passou a se chamar Alto Caparaó e através do plebiscito popular, emancipou-se do Município de Caparaó em 1995.

Fonte: Biblioteca Municipal

Município de Alto Caparaó

Alto Caparaó é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2008 era de 5.257 habitantes.

Ocupa uma área de 104,571 km², situando-se a 997 metros de altitude. Alto Caparaó está a 54 km da cidade de Carangola e a 47km de Manhuaçu.

Etimologia

O topônimo é formado pelo adjetivo português alto mais o termo de língua indígena kaparaó \\\"águas que rolam das pedras\\\".

Geografia

Pertencente a Zona da Mata Mineira próximo a divisa com o Espírito Santo no município ficam localizados o Pico do Cristal com 2.770 metros de altitude e parte do Pico da Bandeira, o ponto mais alto de Minas Gerais e o 3° mais elevado do Brasil, com 2.892 metros de altitude, porém a maior parte fica localizada no município capixaba de Ibitirama. A Serra do Caparaó tem a segunda maior cota de altitude do Brasil, perdendo apenas para a Serra do Imeri, sendo a menor cota de altitude de 997m, nela se localiza o maior desnível do Brasil.

Hidrografia

Rio Caparaó no Vale Verde

A hidrografia do local destaca-se por apresentar rios de águas cristalinas que nascem dentro do Parque Nacional do Caparaó. Os rios Caparaó, José Pedro são os mais importantes da região. No Rio José Pedro que corta o Vale Encantado estão pequenas cachoeiras e poços para banho e próxima a Tronqueira encontra-se a grande Cachoeira Bonita, com seus 80 metros de altura. Já o Rio Caparaó, em suas partes mais baixas, corta o Vale Verde, que tem uma cachoeira e várias piscinas naturais, além de área para piquenique, com churrasqueiras, vestiários e sanitários. Esse rio que corta o município pertence a Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana e suas águas tem como destino final o Oceano Atlântico.

Clima

A cidade apresenta clima tropical de altitude, com temperatura média anual entre 19 °C e 22 °C, sendo, Fevereiro mais quente, e julho mais frio. A pluviosidade está em torno de 1.000 mm anuais, e as maiores ocorrências de chuvas estão entre os meses de novembro a janeiro. No inverno ocorrem geadas diariamente na Serra do Caparaó onde a temperatura mínima média é de -5°C negativos no Pico da Bandeira, sendo que esse valor pode chegar a até -10°C.

Economia

Grande parte da área do município é coberta por lavouras de café. Outra parte é ocupada pelo Parque Nacional do Caparaó. A cafeicultura e o turismo são as duas principais atividades econômicas do município.

Turismo

Alto Caparaó pertence ao Circuito Turístico do Pico da Bandeira e é um dos portais de entrada para o Parque Nacional do Caparaó, a outra entrada do Parque fica no município de Dores do Rio Preto. O Parque é seu principal atrativo turístico, onde estão localizados a Cachoeira Bonita, os vales: Verde e Encantado, o Pico da Bandeira, o Pico do Cristal entre outros.

Estrutura Turística

Devido a localização privilegiada em relação ao Pico da Bandeira a cidade de Alto Caparaó é possuidora de uma rede hoteleira composta por hotéis, pousadas e chalés rústicos. Dentro do Parque Nacional do Caparaó existem dois campings: O primeiro deles é a Tronqueira, com estrada de acesso para veículos; o segundo é o Terreirão, com acesso apenas por trilhas, que localiza-se no meio do trajeto entre o primeiro acampamento e o Pico da Bandeira.

Como chegar

DE BELO HORIZONTE

Pela BR-262, em direção a Vitória, após 5 Km de Manhuaçu, entrar no Trevo de Reduto, virar à direita no sentido Manhumirim, seguindo até Alto Jequitibá, no Trevo de Alto Jequitibá contornar para esquerda até Alto de Caparaó.

DE VITÓRIA

Pela BR-262, em direção a Belo Horizonte indo até Martins Soares (15 Km após Péquia, divisa do estado de Minas Gerais com Espírito Santo), contornar no Trevo à esquerda, em direção de Manhumirim, seguindo até Alto Jequitibá, contornar trevo à esquerda sentido Alto Caparaó.

DE SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO

Pela BR-116, ou Rio-Bahia, passando por Muriaé-MG, virando à direita em Fervedouro no sentido Carangola, no Trevo de Carangola seguir no sentido Alto Jequitibá/Alto Caparaó, no Trevo de Alto Jequitibá contornar à direita, sentido Alto Caparaó.

 

DISTÂNCIAS
ATÉ ALTO CAPARAÓ 

BELO HORIZONTE-----330 Km

VITÓRIA------------------270 Km

RIO DE JANEIRO-------420 Km

SÃO PAULO-------------830 Km

REALEZA------------------ 60 Km

CARANGOLA------------- 60 Km

FERVEDOURO----------- 90 Km

IPATINGA----------------220 Km

 

A Primeira Guerrilha Contra a Ditadura

As Terras do atual Município pertenciam ao Município de Caparaó e foram palco da primeira tentativa organizada de oposição armada à Revolução de 64, a chamada Guerrilha do Caparaó. A Guerrilha de Caparaó, ocorrida entre fins de 1966 e início de 1967, foi provavelmente o primeiro movimento no país de resistência armada à ditadura. O cenário de tal movimento, a região do Parque Nacional do Caparaó, localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, era considerado um ponto estratégico, havendo indícios de que grupos de esquerda já haviam realizado estudos de reconhecimento para a implantação de focos guerrilheiros ainda no governo João Goulart e logo após o golpe de 1964: “Moniz Bandeira tem informações de que o local havia sido estudado para a implantação do foco com militantes das Ligas Camponesas desde de 1963 e que a POLOP tentou fazer aí em 1964, depois do golpe, com sargentos e marinheiros, mas o plano foi abortado”. Um dos líderes da Guerrilha de Caparaó, Amadeu Rocha, também afirma que a região já havia sido explorada por outros movimentos: “A ‘POLOP’ (Política Operária) não deu apoio à Guerrilha, mas simplesmente cedeu a área, porque não tinha condições de explorá-la. Eles tinham um trabalho feito lá...” Apesar do envolvimento de alguns civis ligados a organizações de esquerda, os integrantes da Guerrilha eram em sua maioria militares, principalmente ex-sargentos e marinheiros que participaram das manifestações em favor das reformas de base no governo de João Goulart. O movimento ainda contava com o apoio do ex-governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, na época exilado no Uruguai. Brizola havia tentado resistir ao golpe assim que este ocorreu, mobilizando políticos e militares fiéis à Jango. Entretanto, com a desistência do presidente de resistir ao golpe de Estado, o ex-governador embarca para o país vizinho de onde passa a tramar uma reação armada ao grupo que havia se usurpado o poder. É no exílio que Brizola mantém contato com o governo cubano, conseguindo dinheiro e o envio de homens ao país no intuito de realizarem o treinamento guerrilheiro. Segundo Denise Rollemberg, cinco integrantes da Guerrilha de Caparaó teriam realizado o treinamento em Cuba.

Contexto Político

A guerrilha do Caparaó teve repercussão internacional junto com movimentos parecidos em outras partes do mundo (Congo, Bolivia) e suporte financeiro (Cuba) e organização externa (Uruguai). Nos primeiros anos do regime militar, especialmente durante o governo do General Castelo Branco, ainda havia uma tentativa de dar uma aparência de legalidade e democracia ao regime: existiam eleições indiretas, a Câmara dos Deputados e o Senado aparentemente legislavam democraticamente, e a repressão ainda era mais branda, principalmente no tocante aos organismos de repressão.

Logo após o golpe, nos primeiros meses de 1964, houveram choques violentos entre o regime e seus opositores.

Mas a partir de 1965 até 1968, com a decretação do AI-5, houve um período de uma razoável estagnação e desarticulação política dos mecanismos contrários ao regime. As primeiras tentativas de insurreição partiram de ex-militares (guerrilha do Cel. Jefferson Cardim) e de duas tentativas de levante no Rio Grande do Sul (retratadas no filme) organizadas por Leonel Brizola. No exílio no Uruguai, primeiro em Montevideo e posteriormente no balneário de Atlântida, Brizola coordenou as primeiras tentativas organizando a massa de ex-militares expurgados e outros exilados políticos que foram se refugiar no país vizinho. Conseguiu apoio financeiro de Cuba através de seu enviado, o ex-deputado Neiva Moreira e da ajuda da AP (Ação Popular) de Herbert de Souza, o Betinho; tornando-se assim uma das principais figuras politicas brasileira de oposição no exílio.

 No Uruguai Brizola foi procurado pelo grupo de ex-sargentos comandado por Amadeu Felipe da Luz Ferreira, um ex sargento do exército, nascido em Santa Catarina, membro do PC e ativista político desde a luta pela constitucionalidade em 1961 pela posse de Jango. Amadeu buscava apoio para algo que vários ex-sargentos planejavam desde que foram expurgados e presos após o golpe: a guerrilha rural. A princípio Brizola não apoiava a idéia, mas depois dos fracassos dos levantes gaúchos, decidiu apoiar a iniciativa financeiramente.Brizola agregou a seus mais próximos colaboradores como Paulo Schiling, Flavio Tavares e Neiva Moreira; um grupo de marinheiros expurgados, e criou o MNR (Movimento Nacionalista Revolucionário), com uma base de apoio no Rio de Janeiro, comandada pelo professor Bayard De Marie Boiteaux, ex-dirigente do Partido Socialista Brasileiro. Viabilizou o envio de 22 combatentes para treinamento em Cuba e após uma tentativa fracassada de instalação da guerrilha em Criciúma viu o primeiro foco de guerrilha rural do Brasil ser implantado na Serra do Caparaó.

Porém, com a demora em definir uma ação, e com a aproximação entre Cuba e Mariguella (Fidel preferiu dar apoio a este último); o movimento perdeu força política e auxílio financeiro, deixando praticamente os guerrilheiros abandonados a própria sorte no alto da Serra. Quando foram presos pela Policia Militar de Minas Gerais, os guerrilheiros estavam em crise interna entre sargentos do exército e marinheiros, famintos e doentes. Através dos interrogatórios e da prisão do grupo do Rio a base carioca foi rapidamente desmantelada e, para proteger Leonel Brizola, o falecido Professor Bayard DemarieBoiteaux confessou ser o líder do movimento.

Fonte: www.altocaparao.mg.gov.br

Parque Cachoeira das Andorinhas

Aqui, você pode caminhar por trilhas que dividem os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo e ainda apreciar as belezas exuberantes da fauna e flora local, rica em diversas espécies.

  Visa, MasterCard e Elo

Contato

Alto Jequitibá - Minas Gerais | CEP: 36.976-000
Telefone: (32) 98406-9831 | (32) 99996-1633
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.