Abriga o terceiro pico mais alto do país, o Pico da Bandeira. Por volta de 1.859 D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império no ponto mais alto da colônia, que hoje é o Brasil.

O Parque abriga ainda outros picos, menores em tamanho, mas não menos importantes, como o Pico do Cristal, Pico do Calçado, Pico do Cruzeiro e o Pico de Camilo.

A beleza natural da Serra do Caparaó atrai, anualmente, um grande número de pessoas interessadas em desfrutar momentos inesquecíveis em um ambiente de tranqüilidade e beleza.

O Parque Nacional de Caparaó encontra-se numa área onde se salientam as terras mais altas da porção sudeste do Brasil. O relevo é fortemente ondulado, as altitudes variam de 997 metros, no local denominado Vale Verde, até 2.890 metros, no seu ponto culminante, no Pico da Bandeira. O Vale Verde, cercado por matas com árvores finas e compridas e samambaias gigantescas, é cortado pelo Rio Caparaó, de águas cristalinas.

A rede de drenagem é caracterizada por numerosos rios perenes, de pequeno e médio porte, com forte declividade, sendo frequente a ocorrência de corredeiras, rápidos e algumas cachoeiras de grande beleza cênica, como a Cachoeira Bonita, com uma queda de aproximadamente 80 metros.

O clima é tropical, sendo os meses chuvosos caracterizados pela presença de nebulosidades.

A vegetação é quase que na totalidade secundária e os representantes mais típicos são as quaresmeiras, embaúbas, ipês, canelas e canjeranas, além das taquaras. Ainda encontramos grande variedade de musgos, hepáticas, líquens, pteridófitas e, sobretudo, orquídeas.

O que resta da fauna do Parque se resume a pequenos animais relativamente comuns, como o gambá, o tapeti, alguns roedores de certa importância, como a paca e o caxinguelê, além de alguns predadores menos exigentes quanto ao espaço vital, o cachorro-do-mato, irara, guaxinim e pelo menos uma, espécie de gato-do-mato.

A avifauna é formada por espécies notáveis e muito comuns no Sul do Brasil,
como os urubus pretos e, inhambu-chitã; o mais freqüente rapineiro é o gavião-carijó, além de diversas outras aves, desde beija-flores até espécies mais corpulentas, como a siriema.

 

  • Parque Nacional do Caparaó
  • Parque Nacional do Caparaó
  • Parque Nacional do Caparaó
  • Parque Nacional do Caparaó
  • Parque Nacional do Caparaó
  • Parque Nacional do Caparaó
  • Parque Nacional do Caparaó
  • Parque Nacional do Caparaó
  • Parque Nacional do Caparaó

Parque Cachoeira das Andorinhas

Aqui, você pode caminhar por trilhas que dividem os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo e ainda apreciar as belezas exuberantes da fauna e flora local, rica em diversas espécies.

  Visa, MasterCard e Elo

Contato

Alto Jequitibá - Minas Gerais | CEP: 36.976-000
Telefone: (32) 98406-9831 | (32) 99996-1633
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.